1ª CIRCULAR

PROGRAMAÇÃO (PRELIMINAR) E NORMAS PARA REDAÇÃO (RESUMO)

O III SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UFF/CAMPOS se realizará durante os dias 30 e 31 de maio e 01 de junho de 2022, na Universidade Federal Fluminense no município de Campos dos Goytacazes/RJ (por meio remoto).

O seminário foi pensado como um espaço para a publicização da produção do PPG, tanto de discentes, como de professores, junto à comunidade acadêmica da UFF, bem como ao público em geral.

Também se considerou a possibilidade de refletir questões de interesse do programa, a exemplo de uma mesa que debaterá a respeito da internacionalização do PPG e outra que tem por eixo temático as revistas cientificas, bem como realizar a sua autoavaliação, para atender às exigências dos órgãos de controle da pós-graduação (Plataforma Sucupira).

As apresentações do III SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UFF CAMPOS são direcionadas aos estudantes de pós-graduação do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFF/CAMPOS, que apresentarão o estágio de seus trabalhos de pesquisa. Os alunos da turma de 2022 apresentarão os seus projetos, os da turma de 2021 o estágio da pesquisa, ficando a apresentação opcional para os alunos de 2020.

ENVIO DO RESUMO

Até 22 de abril

Os resumos poderão ser enviados pelos alunos do programa para o email: seminariopesquisappguffcampos@gmail.com

O autor deverá identificar o assunto do e-mail com o título: resumo para o III Seminário de Pesquisa – nome do autor(a). Os resumos não serão avaliados. Posteriormente ao evento será aberta uma chamada de publicação de textos completos do II Seminário, para os que desejarem, possam participar de publicação que será organizada pelo PPG. Nessa etapa os trabalhos passarão por revisão.

MODELO DO RESUMO

O resumo deve ter o título em fonte Arial 14, negrito e centralizado. Em seguida o(s) nome(s) do(s) autor(es), com a letra inicial em maiúsculo sem as nomeações, por exemplo, mestre, doutor. No resumo, a fonte utilizada é Arial 11, espaçamento simples e texto justificado. O resumo deve estar contido em uma única página. O texto do resumo deverá ter no máximo 3500 caracteres, incluindo os espaços. Deve conter introdução, objetivos, metodologia, resultados, discussão e conclusão em um parágrafo único, sem subtítulos.

*Atenção: O resumo não pode ter sido publicado ou enviado para outros eventos, anais ou revistas científicas. Mesmo que a pesquisa seja a mesma, ela está em andamento, portanto apresenta-se o estágio atual da pesquisa.

MODO DE APRESENTAÇÃO

Oral: Os trabalhos serão apresentados nas plataformas virtuais do Streamyard e transmitidas pelo Youtube e as eventuais apresentações deverão ser encaminhadas até o dia anterior para o email seminariopesquisappguffcampos@gmail.com . As sessões contarão com um responsável pela coordenação dos trabalhos. Os alunos com matrículas vigentes deverão inscrever seus trabalhos de pesquisa científica, seja com resultados iniciais e/ou avançados. Os alunos da turma de 2022 apresentarão os seus projetos, os da turma de 2021 o estágio da pesquisa, ficando a apresentação opcional para os alunos de 2020.

A apresentação oral terá duração máxima de 10 minutos, e o debatedor terá 5 minutos para perguntas e comentários.

MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO

Ouvinte: Serão aceitos no III SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UFF CAMPOS – Campos dos Goytacazes/RJ inscrições de ouvintes sem apresentação de trabalho. Poderão se inscrever nessa modalidade professores da Educação Básica e da Educação Superior, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação. Posteriormente será informada a forma de inscrição.

Participantes da Pós-graduação em Geografia UFF CAMPOS: As apresentações do III SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UFF CAMPOS são direcionadas à professores e estudantes de pós-graduação do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFF/CAMPOS, que apresentarão o estágio de seus trabalhos de pesquisa.

CRONOGRAMA DO EVENTO – CONSULTAR A 1ª CIRCULAR EM ANEXO

Coordenação Geral: